“Ao estudar e cuidar do ser humano, lembre-se que ele é o amor da vida de alguém.” Essa sempre foi a frase que acompanhou a nutricionista Vitória desde os trabalhos da faculdade até a sua prática clínica.
Preza por um atendimento humanizado, sempre de mãos dadas com o paciente durante toda a sua jornada.
Sempre falo que a nutrição que me escolheu durante a minha jornada. Em 2015 meu pai foi diagnosticado com Cirrose Hepática decorrente da Esteatose Hepática não tratada.
Como sou filha única e extremamente próxima dos meus pais, sempre participei de tudo e nesse período não foi diferente. A principal recomendação médica foi a mudança na alimentação e assim acompanhei todas as mudanças e começou a me chamar a atenção de como o alimento moldava tanto a qualidade de vida dele.
Pois junto de uma cirrose tínhamos alterações no organismo como um todo. Por exemplo a confusão mental, caracterizada pela Encefalopatia hepática que é considerada uma das principais consequências da Cirrose.
Eu achava impressionante como a alimentação dele moldava a presença da confusão mental, da fadiga, da sonolência, do humor…
Por coincidência da vida (ou não) era meu ano de prestar vestibular e eu já tinha iniciado o meu cursinho para Medicina que sempre foi o meu desejo.
Continuei no cursinho mas no final das contas eu nunca prestei Medicina. Fui logo conhecer o Centro Universitário São Camilo e em 2016 lá estava eu iniciando a Nutrição.
Durante os meus 3 primeiros anos da faculdade eu vi de perto a teoria da faculdade com essa prática dentro da minha casa. Tive o prazer de ver o meu pai rejuvenescer por dentro e por fora e até ser avisado que sairia da fila do transplante em alguns meses pela resposta incrível do seu fígado.
Mas de tudo que aprendi durante o tratamento, o principal foi que todos os profissionais não tratavam apenas a doença em si, mas se preocupavam em ele realmente se sentir vivo e ter qualidade de vida. Foi esse o profissional que sempre me espelhei em ser.
Foi observando tudo isso acontecer que inicie no segundo ano a Iniciação Científica na UNIFESP, pois eu tinha cede em aprender mais sobre o fígado, saúde mental e alimentação. Foi lá que comecei a entender o mundo da pesquisa e me encantei novamente com a nutrição (e com o fígado).
Em 2018, mesmo sendo avisado que poderia sair da fila do transplante em breve, o meu pai recebeu a ligação notificando que era a vez dele na fila depois desses anos. E por escolha dele, foi realizar o transplante. Infelizmente teve rejeição do órgão e faleceu 2 dias após a cirurgia.
Em 2019 eu me formei e fui chamada pela minha orientadora da Iniciação Científica para fazer o Mestrado em saúde hepática com foco em esteatose.
Além disso, logo fui atender em uma Clínica multidisciplinar e com o passar do tempo fui recebendo cada vez mais pacientes portadores de Esteatose Hepática. Assim fui unindo o Mestrado com a minha prática clínica, o que foi diferencial para sucesso em ambos.
Foi com esses anos de atendimento e finalização do Mestrado, que eu entendi perfeitamente a minha missão nessa história toda. Cada dia que passa, tento colaborar cada vez mais com a diminuição dos casos de Esteatose Hepática, um dos nossos problemas de saúde pública. Afinal, eu aprendi que meu melhor lugar é no início da doença para não chegarmos nos estágios finais, como a Cirrose.
Além de claro, colaborar com a qualidade de vida de todos os pacientes independente do diagnóstico.
Um livro que nos mostra como a nossa dedicação nos leva em lugares que nunca imaginamos. São reflexões que me ajudam tanto pessoalmente como profissionalmente, me servindo como base em muitas conversas com os pacientes.
Um livro que aborda a consciência do poder da nossa energia no mundo através de diferentes formas de amar a si mesmo e ao próximo. Além de sempre trazer o olhar do respeito a sua história e de todos que estão a sua volta.
O filme que mostra como a nossa energia muda o ambiente e a energia do próximo. Ele também me faz lembrar da frase que carrego sempre comigo: “Ao estudar e cuidar do ser humano, lembre-se que ele é o amor da vida de alguém.” Então precisamos ter responsabilidade, carinho e amor.
Mais um livro que aborda escolhas diárias e o estilo de vida como chave para alcançar nossos objetivos. O quanto nossa dedicação faz diferença!
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Ao clicar em “Aceitar ” você concorda com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.