A nutrição adequada é fundamental no desfecho terapêutico e na qualidade de vida dos pacientes oncológicos. Contribuindo com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível de acordo com a terapia antineoplásica, contribuindo com a adequação da dieta na melhor tolerância ao tratamento e controle dos sintomas.
Dependendo do tipo e da localização do tumor, além do tipo de tratamento escolhido, seja com Quimioterapia, drogas-alvos, hormonioterapia, imunoterapia ou radioterapia, há risco de que o paciente fique desnutrido, o que compromete sua tolerância ao tratamento e o torna mais propenso a infecções, assim como também pode ocorrer o ganho de peso.
A nutrição oncológica é importante durante o tratamento, mas também é de extrema importância pós-tratamento, o risco de recidiva está relacionado a hábitos alimentares por tanto um cuidado especial deve ser dado a alimentação no pós-tratamento.
O sucesso da terapêutica empregada está diretamente relacionado com o estado nutricional do paciente oncológico e o modo humano e acolhedor de um olhar único e específico para cada um.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Ao clicar em “Aceitar ” você concorda com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies.